Leão XIV
Ele é o primeiro papa oriundo dos Estados Unidos e também possui cidadania peruana.
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que Robert Prevost foi eleito como o novo papa, adotando o nome de Leão XIV.
Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago e se tornou cidadão peruano em 2015.
Em seu discurso inaugural na Praça de São Pedro, Leão XIV prestou homenagem ao papa Francisco.
Robert Prevost é conhecido como o “pastor de duas nações” devido ao seu trabalho missionário no Peru durante a década de 1980.
Esse tempo de serviço lhe garantiu fluência em espanhol e um profundo conhecimento da Igreja na América Latina, tornando-o um forte representante das Américas em geral.
Ele passou dez anos em Trujillo, no Peru, e depois foi nomeado bispo de Chiclayo, onde exerceu suas funções de 2014 a 2023.
Espera-se que ele dê continuidade às reformas iniciadas pelo Papa Francisco. Prevost pertence à ordem religiosa agostiniana, da qual já foi superior global.
Antes de sua eleição como papa, ele ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma função estratégica que lhe proporcionou um entendimento profundo da estrutura da Igreja e participação ativa na nomeação de bispos globalmente.
Em fevereiro deste ano, o papa Francisco o promoveu a cardeal-bispo, designando-o para a Diocese Suburbicariana de Albano, na Província de Roma.
Em uma entrevista ao site do Vaticano, ele destacou sua visão sobre a função dos bispos:
“O bispo deve ser verdadeiramente humilde, estar próximo das pessoas que serve, caminhar ao lado delas, compartilhar suas dores e buscar maneiras de viver melhor a mensagem do Evangelho entre seu povo.”
Ainda não há respostas